ADOROWEB - redenção: e o que faz um verdadeiro escritor.



Boa tarde meus weblovers adorados, como vão vocês?? Sentiram saudade? Tá, tudo bem, eu sei que foi só uma semaninha longe, e que essa coluna é semanal mesmo; e que sempre foi assim...Tá! Eu confesso! Tô carente!... Masss, nada como mais uma crítica incrível para me fazer sentir bem melhor. Bom, digo isso em relação ao artigo em si, porque se dependesse da web de hoje para levantar o meu astral, com certeza meu estado agora seria pior que o da Evanescence no clipe de “My immortal”!

Autor(a): Rick Novack
Ano: 2018
E talvez, deitada sobre um chão frio e sujo, enquanto observa o teto cinza em um clima preto e branco, seja a melhor definição para como me senti lendo esta história! Sério, de todas as webs que já passaram por mim, essa foi a de longe a experiência mais desoladora! E isso não somente pelos seus totais TRINTA E CINCO CAPÍTULOS, traduzidos em uma verdadeira tortura para o leitor, mas pelo fato de que, em muitas webs, eu podia ao menos tirar algumas risadas, sentir algum tipo de empatia por este ou outro personagem, ou no mínimo presumir algum tipo de tentativa de encantar o público, no entanto, tudo o que presenciei foi uma obra que, ao invés de responder perguntas, me encheu delas, sendo uma predominante:

PRA QUÊ ISTO FOI ESCRITO???”

Sim, gente, pode parecer estranho o ato de perguntar o “pra quê” de alguma coisa, afinal, estamos muito acostumados com o “porque”. Ele parece bem mais adequado, não acham? Mas acontece que o “porque”, sempre remete a algo pessoal, ou seja, do escritor para si mesmo, suas razões e motivações: “Porque eu quis passar essa mensagem, porque eu sempre gostei deste tema, porque eu, EU!”. Enquanto que o “pra quê”, força o autor a sair de si em direção ao público. “Pra que isto serve? Que objetivo busca atingir? O que deseja passar para o leitor?”. E é aí que entra a grande diferença entre um verdadeiro escritor para um simples digitador de letras.

Vejam, escrever é com certeza uma das maneiras mais belas de se expressar, porém, qualquer pessoa pode escrever. Então, o que faz de alguns escritores e outros não, afinal? E para responder isso, é simples: você pode escrever como quiser e sobre o que desejar, mas o que é que te faz não guardar simplesmente aquilo em uma gaveta só para você? Exato! A impressão de que aquilo deve ser lido por outros! Mas porque aquilo merece ser lido em específico? O que faz daquilo diferente de qualquer bilhete ou papel jogado no chão? “Por que EU acho que merece?”. Óbvio que não, pois quem decidirá isso é o público, assim, mais do que nunca o “pra quê” se faz crucial aqui!

E o que pude perceber, é que, assim como a maioria atualmente, este autor também não se parou para fazer-se esta pergunta, mas apenas usou seu espaço como palanque para realizar suas “fantasias mentais”!

A trama conta a saga de Norma que deseja vingar-se da irmã que a encerrou na cadeia injustamente e levou sua filha, após matar seu marido e colocar a culpa sobre ela. 18 anos após o ocorrido então, e enfim, em liberdade, ela vê a chance de realizar seu objetivo. E quem dera o tema ser clichê AS FUCK fosse o maior dos problemas aqui, pois, se ao menos o enredo seguisse este caminho, teríamos quem sabe uma boa obra, porém, a direção não somente perde o rumo, como se descamba no maior dos precipícios!

Isso porque, várias subtramas começam a tomar o espaço do núcleo central e até ter mais importância, como o romance de Lucas e Matheus por exemplo, ao que o escritor mostrou o maior interesse, dedicando a ele várias quantidades de capítulos, deixando Norma a esperar inerte com seus planos, e assim, a condenando a apatia extrema junto ao público. Mas, ao mesmo tempo em que afogava sua “forte” protagonista no total ostracismo, ele também não desenvolvia o casal citado, pelo fato de ser uma subtrama e reconhecer que não poderiam tomar o protagonismo. Dessa forma, a paixão maior do escritor sobre um determinado assunto, se sobrepôs ao desejo de contar a história, transformando seu enredo em um verdadeiro cabo de guerra entre os dois núcleos, mas neste caso, para decidir qual deles era o mais desinteressante!

E para salientar ainda mais a negligência completa desta novela frente ao público, porque não adicionar romances sem química, personagens esquizofrênicos e núcleos inúteis? Me digam, qual o propósito do núcleo de Nina sequer existir? Ou o de joana e Elvira? Eles nada adicionam a história ou desenvolvem de qualquer maneira, aliás, nenhum dos personagens aqui o faz! Norma nunca chega a realizar sua vingança, ou seja, o tema central da história, mas apenas sofre os ataques da vilã um após o outro! Sem falar da megera que, passa a maior parte do tempo brigando mais com sua própria mãe do que com a protagonista, mostrando a total falta de rumo nessa narrativa! Nenhuma das relações amorosas convenceram, pela imensa ausência de personalidade e carisma nestes personagens.

Personalidade esta que faltou, pelo exato motivo de que estas personas foram criadas somente com o objetivo de protagonizar brigas escandalosas, as famosas “lições de moral” e cenas de perversão e sexo tolas e sem sentido algum! Não em direção a agradar o público ou narrar uma boa obra, mas para satisfazer os desejos pessoais do escritor. Capítulos e capítulos recheados com conteúdo inútil que poderia muito bem ter sido reduzido. Não para fazê-la uma web melhor, mas pelo menos para poupar um pouco o tempo desta crítica cansada aqui!

A arte da literatura está em transmitir em palavras o que só se conhece em pensamento, mas ao sobrepôrmos o nosso pensamento as próprias palavras, as silenciamos, sufocamo-las, matamo-las .


Então é isso gente, espero que tenham curtido. Até a próxima. Beijoo e bye bye!



 
_______________________
  • Notas DIGG TV
1.     Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2.     As opiniões expressas nessa coluna não refletem necessariamente as da DIGG TV. Elas são de total responsabilidade do autor.
3.     Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
  • Direito de Imagem (Rating)
      Designed by starline / Freepik

Postar um comentário

52 Comentários

  1. Olá, Érika, aqui é o autor da web. Primeiramente gostaria de te agradecer por ter tirado um pouco do seu tempo para ler "Redenção", e por fazer essa crítica. Eu estava esperando muito por isso, acredite hahahaha. Confesso que a web, de fato, teve muitos problemas de enredo, até por ser a minha primeira web e tal. Eu mesmo estava agora pouco relendo os capítulos dessa web e pude perceber esses erros que eu não via antes quando eu relia, talvez seja pelo simples fato de eu ter evoluído um pouco mais, e procuro evoluir mais e mais, inclusive. Foi um erro meu não ter dado atenção para a vingança da Norma (que era o foco principal e depois acabou não sendo mais). Talvez seja porque eu mudei bastante e foquei mais na luta dela para conquistar a sua filha, Laís. Nem tinha explicado, nem nada, ficou um “vazio”, sabe? Espero melhorar nisso. Tem pontos que eu não concordo, como por exemplo na Nina ser uma personagem inútil. Ela atormentava Lucas e Mateus de todas as formas que ela podia, era a vilã daquele núcleo. Elvira e Joana sofreram nas mãos da Marcela e descobriram o caso que o marido da Marcela, Ricardo, tivera com a sua secretária, Camila. Ambos nem foram citados na crítica também e ambos também eram inúteis na trama. Personagens que também não foram citados na crítica e que realmente foram inúteis, como, por exemplo, o Júnior e o filho dele, Cláudio. O Bruno era outro também. E outro ponto que eu não concordei, foi sobre as relações amorosas que você diz que não convenceram, ou casais que não tiveram nenhuma química. Acho que o grande casal dessa web foi Lucas e Mateus, eles roubaram muito a cena, mais do que a protagonista em algumas questões, como foi dito no próprio texto. No meu ver, Lucas e Mateus tinham muita química sim! Ambos foram muito importantes para a trama, mostraram que conseguiram vencer o preconceito juntos para chegar aonde chegaram. O que não foi muito legal, foi o desenvolvimento que o núcleo deles tiveram, justamente por ser uma subtrama e por eu não saber desenvolvê-la direito. Mas enfim, tudo é um aprendizado, não é mesmo? Espero evoluir mais. E, antes de terminar, deixarei aqui uma sugestão de uma web para você fazer uma crítica. A web se chama “Overland”, a primeira temporada, é uma web-série minha, também no Web Novelas Channel. Quando eu estava escrevendo essa web, estava passando por problemas pessoais em minha vida, mas eu consegui escrevê-la. Eu queria realmente ver seu ponto de vista sobre essa primeira temporada. Sua crítica é muito importante e nos ajuda bastante. Enfim, obrigado mais uma vez pela crítica e desculpe-me pelo textão hahaha. Sucesso! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela confiança depositada nas minhas avaliações e seu caráter esportivo e civilizado. É sempre muito bom poder ter contato com escritores que realmente desejam aprender e possuem vontade de evoluir.
      Bom, o que posso dizer sobre a sua web, não é muito mais do que foi dito, no sentido de que, seu maior problema, e que foi o tema da crítica, foi a sua vontade pessoal ter se sobressaído a história, ou seja, evidentemente você acabou se apaixonando por uma das subtramas, e a destacou mais, perdendo o rumo. Meu conselho então seria que, antes de qualquer coisa, você pudesse identificar sobre o que realmente você quer escrever e concentrar-se nisso, mesmo que, fuja do que é esperado pelos demais.
      Quanto aos personagens, o que há é um pequeno mal entendido no significado de "inútil" no meu texto, ele não se refere a uma persona que não serviu para nada, pois todos de alguma forma servem de algum jeito, mas fala da "falta de propósito de existirem", veja, a trama era sobre uma vingança, mas a mesma de fato nunca acontece, restando em seu lugar, um amontoado de subtramas que não tinham necessariamente nada a ver com as outras, seguindo rumos distintos e fora do tema central, assim, TODOS os personagens tornam-se na verdade vazios de sentido, como eu citei no texto, dizendo que "de fato, NENHUM dos personagens se desenvolvia ou crescia de qualquer forma". E neste "nenhum", todos os que você citou estavam incluídos.
      No mais, te desejo sucesso e sempre que precisar meus artigos estarão aqui para você. É claro que vou ler sua web né! Logo, logo, sai a crítica. Beijooo.

      Excluir
  2. O felix é um menino muito educado .... entendo que sua critica nao diz respeito a isto , apenas faço um parenteses ............... pq enquanto umas pessoas são completamente sem noção pra ficar pedindo recs , lota a dm das pessoas, flooda tudo qto é pagina (como um tal de diego) , o felix é todo simpático e educado ! continue assim felix ............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não te conheço e sei que não devia me intrometer e muito menos o criticar mas porque você insiste citar o Diego e os seus pedidos de rec? Além do mais, isto é uma crítica sobre a web e o autor em si. Se quiser conversar com o Diego para parar de pedir rec a você, ele para. Mas eu acho correto você falar com ele. Assim, ele já não te "chateia, até porque está situação é um pouco constrangedora para ele. Um abraço, Ricardo ��

      Excluir
    2. eu sei que a critica e a web - como eu disse estou fazendo um parenteses , amor . não leu o que eu escrevi não ????

      Excluir
  3. entendo a pessoa querer recomendações e visualizações para sua obra ..... mas há de se ter bom senso , o mínimo que seja !!!!!! como este menino não percebe que é inconveniente ???? como ???? ou será que ele percebe , e não se importa ????? aprenda com o FELIX , diego .

    ResponderExcluir
  4. Olá Erika. Desde já, parabenizo a sua crítica. Eu sou amigo do autor e acompanho as webs dele. Apesar de não achar uma web ruim (mas cada um tem a sua opinião), eu te aconselho a ler a web série Overland do WNC, do mesmo autor. Assim, você vê a evolução dele enquanto autor e ajuda pessoas como eu a melhorar a nossa escrita, assim como ajudar a perceber os nossos erros. Um beijo, Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico feliz que gostou. Pode deixar que eu vou ler sim viu. Beijo

      Excluir
  5. me vinheram falar aqui que estao dizendo em um tal grupo ai que eu sou um tal bbzão ou um tal lee ,,,, querem especular quem eu sou? especulhe aqui !!! pra que eu possa ler . no grupo, eu tenho meus informantes ..... mas nao posso rebater ! . não o sou nem um dos 2 .

    ResponderExcluir
  6. um dia fui comentar no blog do farac e nunca mais voltei ................ é uma pena lá tem pessoas mto legais e simpaticas . porem o diego pedindo rec em todos comentarios e a paola falando que eu ser do ultra a cada 5 minutos sem nem mi conhecer , acaba desmotivando !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ama né?

      Eu falo alguma mentira? Pois não. Esquece meu nome e deixa o blog em paz.

      Excluir
  7. Anônimo , quem é você que não se assume ? Eu escrevo webs por hobby , e divulgo para que todos possam a ler , mas ninguém é obrigado a nada . Só queria saber se é alguém do grupo, pois misteriosamente as conversas pararam aqui.
    E outra , o blog é para críticas, e não para ficar falando mal de autor nenhum , goste ou não goste.
    Beijinho no ombro para você , Anônimo .

    ResponderExcluir
  8. "FOFOQUEIRO" não. "INFORMANTE" sim. Esta pessoa é meu amigo ... vcs no lugar dele nao falariam? Querem dizer mau de mim pelas costa é ???? Uma pena ! Tenho um amigo no grupinho de vcs sim ........................................................... diego não adianta ispernear ok???? e tiraro o menino errado do grupo , coitado rsrsrs !!! nem conheço o kaike . nem venham !!!! "ain vou divulgar onde eu quiser" . DIVULGUE . mas saiba q está um chato .. inconviniente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, quem não fala na cara do outro é você que nem tem coragem de dizer quem é. Se esse seu "amigo" é realmente seu amigo, então ele devia falar com o próprio Diego. Tira a máscara. Você fala tanta coisa mas o que você sente é INVEJA. Vai pela sombra que merda no Sol seca

      Excluir
  9. BOTA DISQUS NESTE BLOG ERIKA - UMA DICA!

    ResponderExcluir
  10. Aqui é a Paola, anonimo flopado querendo crescer em cima do meu nome. Ivanta, lixo, lixo, para de citar meu nome e vai aprender a escrever, seu analfa. Félix rei, cristal lapidado.

    ResponderExcluir
  11. erika quero que critique crack amarelo daquela Marian e a arte de amar daquela Agata,, ficam exaltando como se fose boa . fui ler e achei ela e aquela crack amarelo ridiculas

    ResponderExcluir
  12. Felix é um rei sim , Paola !!! inclusive eu elogiei ele acima se vc nao viu . é um menino super educado , um principe . nao só ele , mas no blog tem muitas outras gentes simpáticas que me trataram super bem ... já você ficou me atacando , falando que eu era de um tal ultra e não sei mais oq , falando que eu era um tal de globinho e por aí vai . Eu nunca fui neste ultra , nao conheço esta tal de globinho .nao sei nem oq q eles te fizero , só sei de uma coisa : você parece obceciva com isto !!! fica atacando gente que nem conhece acusando de ser uma coisa que eles não é .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, to nem ai se você é da radiação do ultra flop ou não, mas desde que você pisou no blog ficou pegando no meu pé, me atacando e a pouco até dos meus dentes debochou. Sobre barraco e chamar atenção tu ganha disparado, pois não sou apenas eu quem não gostava de você, isso é unanime lá no Farac. Ninguém gosta de você lá, pelas merdas de textões que você faz.

      Fique bem e viva na minha sombra. Continua falando meu nome, que gera engajamento. Bjo!

      Excluir
  13. Só acho ridículo ficar atacando o modo de divulgação do Diego. Gente o menino posta onde quiser, fala o quanto quiser. Aposto que se fosse qualquer coisa de seu agrado, ficaria na mesma tecla. Deixa ele, toda crítica vai ser isso agora? Caramba deixa ele, fixação da poxa

    ResponderExcluir
  14. Eu não estou atacando o Diego . Apenas disse que EU acho chato ficar floodando as págs e as dms dos outros com isto . Quem foi atacado fui eu , pela Paola !!!! Não espero que vcs me defenda , sei que amizade é assim . Vcs vão ficar do lado da sua amiga mesmo que ela esteja errada .... mas eu não fiz NADA com ela e ela veio dizendo isto para mim , que eu era do ultra e nao sei mais oq , chamou eu de julia , de ivanta , de globinho .... sendo que eu nem mesmo conheço estas pessoas . Vcs acham isto certo ?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo se você se incomoda com o Diego pedindo recs é só bloquear meu filho. ninguém é obrigado a ficar aguentando toda critica vc falar mal dos outros não. se vc se considera o "sincerão" chega pra ele e fala. pronto.

    ResponderExcluir
  16. Tô chocada com essa crítica. Pelo visto temos opiniões contrárias sobre essa obra, já que eu gostei muito dela. Enfim, eu concordo com alguns pontos, sobre a web ter sido apresentada como uma história de vingança, e ter sido desenvolvida com a mocinha querendo apenas se aproximar da filha; ou o Lucas e Mateus não ter tido um bom desenvolvimento. Porém discordo com relação aos personagens que você citou como "sem serventia". A Nina era a vilã do núcleo do Lucas e Mateus e vivia aprontando - desde o início, inclusive - então, como que ela não servia de nada? E a Elvira e a Joana, se não fosse por elas, a Marcela nunca que iria descobrir que o marido traía ela. Outra coisa que eu não concordei foi o Lucas e Mateus não terem tido química. Podem não ter tido um bom desenvolvimento, mas eles tiveram química de sobra kkk. Os personagens que realmente não tinham tanta função e não serviam pra quase nada, vc não citou: Júnior, Cláudio, (e até mesmo a Camila e o Ricardo que só viviam fazendo sexo). Concordância e discordâncias à parte, parabéns pela crítica. Ansiosa pela próxima. Beijosss<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Megan, não fique chocada kkkk Na verdade, eu já esperava esta reação, pois imaginei que o termo "inútil" seria confundido bastante. Acontece que ele, da forma como foi empregado no artigo, não está se referindo a personagens que não serviram pra nada ou não fizeram nada, todos cumprem algum papel ou fazem alguma coisa numa obra, mas está apontando para a falta de propósito de suas existências.
      Por exemplo, você citou que Marcela nunca descobriria que estava sendo traída não fossem Elvira e Joana, certíssimo, mas pra que isto serviu? Afinal, Camila e Ricardo não tinham qualquer importância para o andamento do tema central, que é o centro do enredo, pelo qual tudo deve girar, e que tema era esse? A vingança de Norma... Que não aconteceu! E ao perder seu enredo, o novela perdeu totalmente seu sentido, fazendo com que, seus personagens o perdessem também. "Mas assim, você está dizendo que todos os personagens foram inúteis? ", sim, como eu mesma citei no texto "de fato, nenhum deles se desenvolve ou cresce de forma alguma.", mas não no sentido de que não fazem coisas, mas de que estão dentro de uma história que ela mesma não sabe para onde ir.
      Beijoo.

      Excluir
  17. Primeiramente parabéns pela a crítica, Érica. Eu não cheguei a ler essa web toda não posso falar muito sobre. Mas por alguns capítulos que li, gostei da história. Apesar de algumas discussões sem pé e nem cabeça.
    Agora uma coisa que eu me perguntaria "Pra que isto foi escrito?" é em relação às cenas de sexo explícito, parecia que eu estava lendo um conto erótico. Mas no mais na minha singela opinião a web tinha uma história interessante ali, talvez o autor não soube desenvolver direito.

    E essa criatira aí em cima tão incomodado com o Diego. A web aqui em questão nem é da autoria dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não nego que o tema vingança, mesmo que, muito batido sempre gerará interesse, e não é a toa que, sempre que critico uma web com esse tema, geram-se divergência de opiniões. Acontece que, o tema ser interessante, não é o caso em uma avaliação crítica, e sim, como ele foi desenvolvido, pois é isso que definirá se algo é bom ou não. Por exemplo, todos sabemos que os videos de amoeba geram milhares de vizualizações, agora, nenhuma pessoa em sã consciência diria que aquilo é um conteúdo especializado ou informativo, certo? Mas de alguma forma, as pessoas agem de maneira diferente em relação as artes, acham que, só porque elas gostaram da história, isso significa que ela seja boa, mas não é bem assim. Diálogos, estrutura de texto, enredo, personagens, ambientação tudo isso deve ser levado em conta.
      E no caso de "redenção", mesmo chamando a atenção pela sinopse, ela não conseguiu desenvolvê-la bem, seus diálogos eram absurdamente infantis e seu enredo perdeu-se totalmente.
      Obrigada pela contribuição. Beijo.

      Excluir
  18. A sua próxima crítica será sobre qual web?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a próxima será "truco" do web novelas channel.

      Excluir
  19. Erika, porque você não critica sua própria web ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu adooooraria fazer isso, e até estava pensando em fazer, acontece que, de maneira nenhuma ela pode ser feita por mim, afinal, eu sou a escritora, e querendo ou não, minha imparcialidade sofreria em relação a uma web feita por mim, não por qualquer tentativa de auto promoção nem nada, mas por reconhecer que, tendo a escrito, estaria predisposta a perdoar certos equívocos, por ter em mente o que eu estava pretendendo com a história, ou coisas assim...
      Então, por buscar uma analise isenta, é necessário encontrar alguém que a faça para mim, quem quiser, sinta-se à vontade, possuindo conhecimento para isso, respeitarei a análise e até a publicarei aqui, só acho difícil alguém com disposição para ler 136 capítulos kkkkkk, mas tá aí o convite!

      Excluir
  20. Kero q tu critique uma web mt boa , O Destino De Viver, do Luís .

    ResponderExcluir
  21. Olá Erika G, olá bob esponja. Tudo bem, querida?
    Então, eu vim aqui atráves dessa crítica exclusiva pra dá minha opinião, ponto de vista sobre a web. Eu particulamente achei que essa web quase se perdeu pelo caminho na minha opinião, vingança é vida, um bom começo, é um bom clichê que te prende atráves de uma leitura. Eu mesmo já li várias webs horrendas que uma das poucas qualidades que tinha era a trama central envolvendo esse tema da lei do retorno, que de fato é ótimo. Apesar de ás vezes nem ser tão bem produzido, como foi o exemplo dessa web, e aquela Seu Sangue É Meu Drink.
    Ela tem a mesma semelhança que "Caramelo das Paixões", a Sol não chegou a desistir de sua vingança, mas ela teve que recuperar seu filho e etc e os personagens também me lembram os de Caramelo pelos conflitos. Por isso, eu digo, que depois de Caramelo, por mais que ocorra alguns delizes, eu procuro me inovar, só colocar bons clichês quando necessário e o que eu acho que vale a pena! A crítica acima foi boa, e ao mesmo tempo justa. Fora o casal homossexual que eu achei que eles apresentaram uma boa trama, independente de não terem química.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o tema vingança sempre chama o público, mas há que se atentar aos detalhes técnicos, que é o que faço aqui. Não chegou a ser um "seu sangue é meu drink", jesus, ainda tenho pesadelos kkk

      Excluir
    2. KKKKKKKK meu deus. Eu odiava "Seu Sangue É Meu Drink", também me arrependo de ter lido até hoje. Pior, é que a gente perde nosso tempo lendo essas coisas.

      Excluir
  22. Ivanta lixoso, eu não gosto de você, não por vc ser ou não, aquela bosta da Globinho, mas sim pelas merdas que já disse de mim, inclusive debochando dos meus dentes, tu não tem vergonha de tamanha desonestidade? Vai lava seu c*.

    ResponderExcluir
  23. E já vinheram me falar que a surtada da Paola está a falar que eu sou Ivanta e que isso está mais que provado . Tentei manter o nível , mas torna-se impossível com uma pessoa que nem me conhece e me acusa o tempo todo de ser quem eu nao sou ...... essa menina deve ter um sério problema mental , coitada . da até pena com esta obsessão que ela tem por outras pessoas. é uma louca de carteirinha . aproveitando para dizer que quem pediu essa critica de destino de viver nao fui eu , mas alguem querendo se passar por mim . nao duvido nada que seja a retardada que fica me atacando sem nem me conhecer . alguem duvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ser louca, mas sou alfabetizada.

      Bjo pro recalque!

      Excluir
  24. E só poder ser uma lunatica mesmo pq eu nunca nem vi seu dente ! eu hein , que garota louca . abriram a porta do hospicio foi ?

    ResponderExcluir
  25. É tão lixo, que nem se identifica, digno de covardes, que não encaram falar na cara. Vai lá no farac falar essas coisas na cara, anonimo lixo.

    ResponderExcluir
  26. nao se faça de tonto .... ? nao me faço mesmo ! a unica tonta aqui é você . e sobre ser alfabetizada , lamento que nível de escolaridade nao signifique educação no seu caso , pq vc é uma pessoa muito da mal educada . deve ser uma frustrada infeliz . vai chorar sua pitangas lá no ultra , queridinha . eu nem conheço esta gente , mas esta mais que claro que esta sua obsessao é amor mal resolvido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tá com amor mal resolvido aqui é você, pois qual a necessidade de vir falar meu nome em outro site? Só pode ser amor por mim mesmo. Me esquece, não sou lixeira pra gostar de lixo. Eu sou bem educada, mas com quem é educado, pra gente escrota que nem você, meu nível é o mesmo.

      E vai fala quem você é, já que é tão educado e honesto, fala quem é o teu informante.

      Excluir
  27. eu sou amiga da Paola e acho ela muito querida, educada e fina.

    Esse anonimo tem inveja dela, pronto, falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga kkkkk ta bom paola , pode parar de se auto elogiar .

      Excluir
  28. amor por vc? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu deus , o nivel do surto dessa @. você não é lixeira mesmo , você é o próprio lixo . uma retardada mal resolvida que fica atacando gente que nao conhece . se eu fosse o gabriel farac eu já te dava logo um ban , pq vc acaba é afastando novas gentes que chega para comentar no blog . se diz educada, mas eu mesmo cheguei lá e vc saiu me atacando de todas as formas , sem nem me conhecer. isso é educaçao pra vc? nunca mais voltei . uma pena , pq apesar de gentalha como vc , lá tem gente legal que me recebeu bem (angel, rafa, o próprio gabriel farac, entre outros) ..... a verdade é que vc vive em surto , meteu nessa sua cabecinha limitada que todo mundo é gente do ultra e nao sei mais oq .

    e vc acha mesmo que >>ser honesto<< é dedurar um amigo meu ? ainda mais para uma pessoa tao baixa qto vc ? ah ta ....

    ResponderExcluir
  29. Caraka, que coluna sensacional! Tua imparcialidade e acidez me fizeram devorar as críticas, e, hoje em dia, essas coisas são extremamente raras na internet! Mal posso esperar para ter minha primeira webnovela, A Promessa, sendo criticada por você, Érika! Pena que vai demorar, afinal, ainda está para estrear e 60 capítulos aproximadamente.... Enfim! Parabéns pelo trabalho. Não pare, por favor! Precisamos de uma personalidade tão única!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada mesmo pelos elogios. É muito bom ver reconhecido o trabalho e intenção que coloco aqui. Sempre que me sento para escrever os textos, levando para isso, cerca de duas a três horas ou dedico minha semana a analisar uma web sugerida por vocês, sempre me lembro das pessoas que estão conseguindo obter ajuda com estes artigos. E isto me motivo muito a continuar!
      Terei o maior prazer de criticar sua obra. Beijo. ❤

      Excluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS! O QUE ACHOU DO CONTEÚDO?