E aíí meus weblovers, como vão vocês? E finalmente esta crítica está de volta, e eu sei que vocês estavam já a ponto de acionar a polícia, mas eu tenho um bom motivo para o sumiço. E não se tratou somente desta trama de 50 capítulos, mas de uma baita conjuntivite que eu peguei, sim gente, é agora que vocês abaixam as tochas e sentem pena de terem julgado um ser tão injutiçado como eu ;( Afinal, vocês sabem que pra ficar longe desta coluna, somente estando doente ou louca. E louca eu já sou, então...
E bora pra crítica?
Vocês já ouviram falar de homicídio acidental? Sempre que alguém mata outra pessoa, nós entendemos que no mínimo houve a intenção de fazer isso, no entanto, muitas vezes a morte de alguém pode ser causada de forma não intencional, como uma bala disparada sem querer ou um momento de descuido no trânsito. E escolhi falar disso, pois hoje acredito que estamos diante de um autor que acidentalmente matou sua própria história.
Podemos ver nele o desejo de escrever uma boa história e de fato, para um leitor comum, ela até mesmo parecerá uma narrativa normal, no entanto, seus erros foram tantos, e tão essenciais que provocou um resultado semelhante somente as piores obras criticadas aqui: quando qualquer chance do leitor se interessar pela obra é minada completamente e ela se transforma em algo extremamente desinteressante, indiferente, que não provoca quaisquer emoções, ou seja, morto. Mas o que poderia ter causado isso?
Neste artigo, portanto, iremos examinar a fundo, afim descobrir o que levou á morte dessa web?
![]() |
Autor: Ricky Nascimento Ano: 2021 |
Sim, nada convincente. Agora, o problema é que o enredo claramante deseja girar em torno desse conflito, algo tão fácil de resolver que uma simples pesquisada no google resolveria, pasmem, o que um médico faz anos depois; E assim, tendo como base um argumento risível como esse, a narrativa não consegue convencer o leitor do real drama da personagem.
Mas também poderíamos dizer que o real conflito de Julia seja a dor da perda, e as consequências que esse trauma lhe causou, assim, toda a novela seria a jornada de redenção para curar o coração da protagonista, absolutamente perfeito, só tem um porém: além de algumas falas de Julia sobre Deus, sua dor e sofrimento jamais chegam a ser relevantes e a afetar sua vida de nenhuma forma. Quando ela conhece Gabriel, por exemplo, o que a impede de ficar com ele, não são suas razões psicológicas, mas a interferência de Jéssica. Dessa forma, se temos uma personagem com um suposto problema, mas que nunca chega a importar para a jornada dela, ele torna-se inútil para o enredo.
Assim, sem um conflito real para a protagonista ou um objetivo que ela divida com a audiência, o enredo se perde e não há a sensação de estarmos seguindo para um rumo ou direção, as tramas caminham mas o leitor não sabe para o que torcer ou o que esperar, e a sensação é de estar no meio de um metrô em movimento. Isso também, porque nenhum dos personagens conseguem captar o coração do leitor, apresentando seus dramas, mas nunca nos levando a conhecê-los realmente.
Bem, até aqui encontramos já diversos ferimentos gravíssimos, todavia, ainda não a causa letal, mas a identificamos, ironicamente, no grande acerto da trama: o casal João e Yuri.
Eles são uma subtrama, portanto entendemos que eles não terão tanto tempo na web, o que é uma pena, pois neles, e neles somente, se encontram todos os acertos que deixaram de existir nesta novela: existe o problema central, Yuri gosta de João, mas ele tem namorada; João sente algo pelo outro, mas sempre viveu no sistema religioso e portanto esconde seus sentimentos; há o desenvolvimento na grande amizade criada e o conflito, na relação entre Bruna e Yuri, culminando no climax quando Yuri se confessa e o beija e terminando enfim no desfecho dramático com a morte de Yuri e a redenção de Laura.
Ou seja, mesmo que de forma não tão trabalhada, essa subtrama conseguiu ser melhor que todo o resto da obra! E a prova disso é a grande paixão que vemos no escritor nessa subtrama em específico e somente nela, que muitas vezes deixou a protagonista, já apática, totalmente esquecida. E essa, meus queridos weblovers, é a verdadeira causa da morte dessa história: o fato do autor ter escrito a história errada. Não posso imaginar quão mil vezes mais interessante e viva seria a novela se os protagonistas fossem João e Yuri.
Como disse, essa obra passa longe de ser um desastre, tem tramas que sempre estão em desenvolvimento e se conectam muito bem, o ritmo é decente e vemos o desejo de criar personagens com dramas próprios.
Não, o que a matou passa longe de detalhes meramente técnicos, mas de um autor que parou de escrever assim que Yuri morreu, pois ali estava seu final, ali estava sua verdadeira história. O público não amou Júlia porque o autor não a amou, e se há uma verdade absoluta em literatura é de que não há como fazer com que se apaixonem por nossa história sem que nos apaixonemos por ela primeiro.
É isso pe-pe-ssoal! Espero que tenham gostado! Obrigada por todas as sugestões e aguardo vocês para uma próxima! Não esqueçam de votar na nossa enquete para decidir qual será a próxima história criticada, OK? Beijoo e bye bye!

_______________________
Notas DIGG TV
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. As opiniões expressas nessa coluna não refletem necessariamente as da DIGGTV. Elas são de total responsabilidade do autor.
3. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
- Direito de Imagem (Rating)
Designed by starline / Freepik
10 Comentários
adorei. qual a proxima ?
ResponderExcluirVocê decide, é só votar na enquete no lado direito do site ou clicar nas três barrinhas no canto direito do celular 😉👍
Excluirhttps://diggtvbr.blogspot.com/?m=1
Arrasou
ResponderExcluir😍😍😍
Excluirerica faz um texto falando sobre estrutura narrativa
ResponderExcluiradoro vc <33
Obrigadaa 😍😍😍
ExcluirOpa, que ideia ótima, é um tema importantíssimo. Já deixei aqui pra um futuo próximo 👍😍
Amei Erika, só de ler a crítica ja achei interessante a trama de João e Yuri. Ansioso para a próxima 💕
ResponderExcluirSim, foi o melhor ponto da web.
ExcluirObrigadaa ❤❤
Essa novela eu só consegui ler o começo, depois desisti. Achei uma trama barriguda demais, e focada demais só no drama da Júlia criança
ResponderExcluirExato! 👍
ExcluirSUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS! O QUE ACHOU DO CONTEÚDO?