Boa tarde
meus weblovers lacradores, e aí? Sambando bastante na cara das inimigas? Kkkk. Estou
neste feeling todo gliteroso, pois ando refletindo sobre algo estes dias e
quero trazer pra vocês. Durante as minhas perambulanças por este mundo weblístico,
não pude deixar de notar uma tendência em muitas histórias: a necessidade de
fazer a trama ser “um hino de novela”.
“Ah Érika, cê
tá por fora, isso é gíria, todo mundo ta usando. O que tem de mais?”. Nada, a
principio, querido leitor. Porém, isso cria um ambiente, em que tudo tem que
ser um arraso, ou seja, cada cena, diálogo, ou estrofe é destinada a bombar e
não necessariamente a dar continuidade a um enredo que tem um sentido e
mensagem.
Não é de se
espantar que isso gere acontecimentos na história absolutamente loucos, que já
relatei em um outro artigo. Como a vilã
que absolutamente do nada, mata uma mulher a tiros, na sala, causando um banho
de sangue, sendo que na cena anterior, mostrava-se uma mãe preocupada, com as influências
negativas sobre o filho! (???). Isso não aconteceria, se o autor não estivesse
procurando abalar os leitores.
E assim, de
loucura a loucura, os escritores continuam nessa tentativa de criar as
situações mais “lacradoras”. Esquecendo que, um enredo é feito para contar algo,
emocionar e fazer refletir, enquanto entretém com o que acontece. Portanto, as
ações servem a mensagem e não o contrário. Mas vejo algo diferente quando os
leitores procuram as tramas só para lerem cenas “que tiro foi esse, viado?” uma
atrás da outra. Não é à toa a crescente de webs que falam sobre embates entre
duas personagens. Dá muitos views a famosa “surra na vilã”, as frases "bafônicas" da antagonista, as cenas de sexo apelativas. Já as boas histórias, que buscam trazer algo
a mais...
Enfim, este
é um dos objetivos das minhas colunas também. Dar valor ao que realmente tem.
Nada contra as webs que tenham cenas assim, não me entendam errado. O que
critico é a falta de preocupação em contar uma boa narrativa.
Pois, podem
ter certeza, tudo o que é feito apenas para parecer lindo, superficial, falso, com
o tempo desgasta, enjoa. E o que sobrará sempre será o que foi feito com
beleza. Com verdade.
Espero que
os jovens escritores que estiverem lendo compreendam e possam fornecer o melhor
deles, para nos encantar cada vez mais! Esta é minha esperança e missão aqui!
Então é isso
gente. Espero que tenham curtido e continuam “pisando” por ai, haha! Beijoo e
bye bye!

________________________
- Notas PRIME TV
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. As opiniões expressas nessa coluna não refletem necessariamente as da PRIMETV. Elas são de total responsabilidade do autor.
3. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.


MUITO TOP!!!
ResponderExcluirINTERESSANTE 😍😍😍
NUNCA TINHA PENSADO NISSO RSRS
Parabéns Erika!!
Valeu a dica!!