Boa tarde
weblovers, vocês estão bem? Espero que na paz interior... 1 2 3, respira, 1 2
3... Respira! Tá, antes de acharem que perdi a cabeça de vez, não, esse não é o
título de outra web que irei criticar. E sim, vim falar pra vocês da minha
preocupação com as loucuras que tenho visto nas novelas atualmente. Sério, são situações tão bizarras, que sempre
me pergunto se não devo consultar uma psicóloga depois que leio.
Mas sem
brincadeiras, se fossem poucas até ia, mas são muuuitas tramas e com um nível
de maluquice cada vez mais alto. “Mas Érika, o que você quer dizer com isso? É
sobre psicopatas ou pessoas com problemas mentais?”. Não, querido webleitor, (
embora,volta e meia, eu suspeito que os autores tenham), falo das cenas que
saem completamente do sentido natural das coisas.
Falei em
outro artigo sobre o termo “veracidade” que significa que toda narrativa deve
ter um sentido, ou seja, parecer razoável na realidade. “Isso quer dizer então
que não se pode escrever sobre bruxos e dragões? E a J. K. Rowling?? Vai dizer
que ela não é uma boa escritora? Hein sua hater??”. Gente calma, não é isso
mesmo que eu quero dizer. Fazer sentido na realidade, apenas demanda que as
coisas que acontecerem na sua obra sejam coniventes com o mundo que você criou.
Por exemplo,
minha história é sobre baleias voadoras azuis. E nesta sociedade das baleias
azuis voadoras os humanos foram totalmente extintos. Estão acompanhando? (Tá,
agora vocês tem certeza que eu sou louca kkk). Mas logo, em outro capítulo, sem
explicação nenhuma, aparece um humano andando de boa na rua. “What??”. Vocês irão estranhar certo? Pois isso não faz
nenhum SENTIDO. Da mesma forma me sinto ao ler cenas como: a vilã engravida de
uma menina, mas querendo de toda a forma um garoto, na outra cena, troca a
filha dela por outra menina (???).
Acredito que
isso esteja acontecendo pela necessidade que os autores tem tido de que a
novela deles seja “lacradora, um bafo, um hino!”. Mas devo dizer, um conflito só é bem feito
quando construído da forma certa, caso contrário, apenas sai totalmente histriônico
e atrapalhado, causando risos no lugar de emoção. Por isso, uma dica para os jovens
webescritores: antes de pensar se a cena vai “abalar”, pergunte a si mesmo, “se
acontecesse na realidade seria acreditável?”.
Tenho
certeza que assim, passará muito mais verdade em suas cenas e sua história como
um todo. E me impedirá de parar em hospital psiquiátrico de vez! Haha.
Fica aqui
mais uma dica, melhor, um apelo para uma melhor qualidade no meio weblistico!
Até a próxima, beijoo e bye bye! 123 respira!

________________________
- Notas PRIME TV
1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2. As opiniões expressas nessa coluna não refletem necessariamente as da PRIMETV. Elas são de total responsabilidade do autor.
3. Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.


RAPAZ...
ResponderExcluirESSE FOI PROFUNDO!!! KKKK
BOA IDEIA... AINDA BEM QUE ESCREVER SOBRE DRAGÕES NÃO E MALUQUICE!! KKKK