ADOROWEB: DESEJOS DE VINGANÇA: UMA HISTÓRIA... IDIOTA!

        

Oláá weblovers, e como estão vocês? Gente, mais um ano acabando, dezenas de críticas postadas, já chegando a hora das merecidas férias... E devo dizer, muito do que eu havia planejado para esta coluna não aconteceu, mas quer saber? Estou muito feliz porque mesmo em meio a tanta loucura, pudemos continuar com nossas análises e tanta coisa bacana aconteceu! Quero agradecer a todos os meus maravilhosos leitores, aos que me sugeriram webs, aos que me criticaram e também aos haters que me divulgaram. Vocês são demais! Prometo que, neste ano que virá farei o que for possível para trazer muitas novidades, e claro, análises cada vez melhores para vocês!

Mas sem mais delongas, vamos para a história de hoje?

Autor(a): Sbteiro e Diego
Ano: 2018

Quem conhece esta coluna há um tempo já deve saber que existem dois tipos de histórias: as boas e as ruins. Entre as ruins, existem as que não tem sentido, as de enredo vazios ou completamente  ou as terrivelmente  e as que não , mas existe um tipo que, acredito eu nunca havia mencionado, mas que de fato defini muitas que já li, inclusive a de hoje: a história idiota.

Diferente das obras ruins por serem vazias ou insanas, este estilo não necessariamente possui erros esdrúxulos de sentido, ás vezes, as coisas até tem uma lógica aceitável, ainda que, um pouco bizarra; os personagens, mesmo que vazios, possuem um certo direcionamento e o enredo em si parece, na maior parte do tempo, caminhar para um objetivo. O problema é que tudo isso é feito de uma forma tão superficial e despreparada que, embora o leitor creia na história não consiga levá-la a sério.

Começamos com Mauro, um personagem sem nenhuma descrição aparente, não sabemos como é e nem o que faz, mas ao menos, sabemos o que deseja: casar com Lucia para fazer ciúmes em Verônica. Ok, mas porque ele quer ficar com Verônica? E porque casar com Lúcia fará Verônica se apaixonar por ele de novo? E se o objetivo é somente fazer ciúmes, por que precisa casar? Isso não somente criaria um obstáculo ainda maior entre os dois? O enredo nunca nos responde. Porém, aí é que está: poderíamos, se quiséssemos, chegar a uma resposta para tudo isso, ao menos inventada, e fazer tudo isso ter sentido, no significado estrito da palavra, mas isto não conseguiria tirar o sentimento do quanto o tema é bobo ou mal pensado, em outras palavras, idiota.

Da mesma forma é quando Lúcia descobre a traição de Mauro. Ela se sente ressentida e com razão, mas não pensa em vingança, até ter esse diálogo com a chefe:

Anabela - por que esta atrasada?
Lucia - descobri quer o meu marido me enganou.Anabela 
- claro, quem iria querer uma mulher fraca como você?
Lucia - me acha fraca?Anabela - sim, olhando já percebe, e pode ir embora que não quero mais problemas.Lucia - pode deixar, irei me vingar de todos.

Esta personagem jamais tinha sido apresentada e de repente, ela aparece do nada apenas para dar motivo para a protagonista se vingar. E vejam, não podemos dizer que não houve a motivação para vingança da protagonista, de fato, aconteceu uma ação para ocasionar uma resposta, ela somente aconteceu de forma idiota.

E como dito acima, o enredo segue sim um rumo, pois a mocinha, após estabelecer um objetivo, que antes foi construído sobre motivação apresentada, cumpre seu plano ao se tornar chefe da presidência para o qual trabalham Mauro, Verônica e Anabela. E como ela consegue isso? Porque ela é amiga do dono, que lhe concede o cargo. É razoável que um amigo lhe presenteie com o cargo máximo da empresa como prova de amizade? Provavelmente não, mas também não é totalmente impossível. No entanto a maneira como ela se vinga é que chega a ser a melhor de todas, por ironicamente, ser a mais realista imaginável...

Ela os demite!

Sim, não posso negar que em um cenário realista essa seria a coisa mais plausível que um chefe faria aos funcionários cujo o qual quer se vingar. Mas, em termos de narrativa, acaba dando uma resolução fácil e rápida demais para o problema central pelo qual girou todo o enredo, terminando por parecer com que tudo não passasse de uma tremenda perda de tempo!

Ao fim, a questão da obra idiota é que, se fosse feito de forma diferente, com o mesmo script, somente que, com um melhor desenvolvimento de personagens, roteiro, descrição, ambientação, e neste caso, toda a forma básica de estrutura de narrativa, poderíamos ter tido sim um boa novela, mas pela ausência dos elementos que somente o conhecimento pode oferecer, temos um texto raso, fraco e tolo!

Alguns podem acusar esta crítica de estar ofendendo o escritor ou quem quer que seja, mas se enganam, pois idiota não é aquele que não consegue aprender, mas aquele que ainda não tem o conhecimento. Dessa maneira, a obra pode sim ser idiota, mas seu autor, só o é, se desejar.



É isso aí meus weblovers queridos, espero que tenham gostado e vejo vocês na próxima crítica! Beijoos e bye bye! 

 


_______________________
Notas DIGG TV

1. Essa coluna está protegida pela lei nº 9.610/1998, Art. 46 III, que protege a utilização de qualquer obra ou trechos dela, em qualquer mídia ou meio de comunicação para fins de crítica, estudo, ou polêmica.
2.     As opiniões expressas nessa coluna não refletem necessariamente as da DIGGTV. Elas são de total responsabilidade do autor.
3.     Este quadro não tem como intuito rebaixar ou menosprezar qualquer autor ou obra, mas sim, de abrir um diálogo em prol da qualidade literária.
  • Direito de Imagem (Rating)
      Designed by starline / Freepik

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Gente kkkkkkkkkkkk Fico perplexo com essas pérolas! Qual é a próxima? Ainda espero a crítica de PSI, hein?!

    ResponderExcluir
  2. Perplexo kkkkkkkk, que coisa horrível. Qual a próxima crítica, Erika? Adoro suas críticas!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou o autor da obra, e fiquei irritado com sua crítica. Totalmente equivocada! Ela não foi nada disso que você falou... FOI PIOR! Essa web novela eu não sei onde que eu tava com a cabeça quando escrevi (Foram apenas os dois primeiros capítulos e o que aconteceria na história em diante, a partir do terceiro capítulo um ex-amigo meu que começou a escrever os textos depois), e tem mais: Desejos de Vingança... 2! Que também foi pedida aqui inclusive, enfim, essa história foi tão horrível que merecia um 0. Kkkkkkkk Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Essa trama é uma grande bomba. Fiz uma crítica dela na minha coluna no Rajax e me choquei com a lixesa

    ResponderExcluir
  5. Oi, essa trama é bem conturbada e reconheço os erros dela. A história original é do Daniel (SBTeiro), também um ex amigo e ele escreveu apenas 2 capítulos e depois eu dei continuidade. Nessa época eu ainda não tinha toda a bagagem que conquistei. Depois, veio Desejos de Vingança 2 , mais conturbada ainda. Reconheço totalmente a crítica sobre a web, realmente a história teve partes mal direcionadas.

    ResponderExcluir
  6. Érika analisa prisioneiros do passado, do Live!

    ResponderExcluir
  7. please, coloca na lista Doce Prazer do Ultra TV!

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS! O QUE ACHOU DO CONTEÚDO?